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Pré-Escolar

Organização do Tempo Letivo

No CER, a organização do tempo letivo Pré-escolar obedece a uma sequência de atividades que podem ser de rotina, de escolha livre, orientadas ou de projeto, nas quais as crianças trabalham individualmente, em pequeno ou grande grupo. Contudo, esta organização não é rígida, pois a prática educativa nestas faixas etárias não é compatível com a noção da duração exata de uma atividade. A distribuição dos vários tipos de atividade que se desenvolvem diária, semanal, quinzenal, mensal e anualmente, seguem sempre a calendarização contratualizada em conselho de cooperação entre os educadores e as crianças. Independentemente da natureza da atividade, as crianças são sempre supervisionadas por uma equipa de adultos, constituída pelo educador e pelo auxiliar de educação.

Metodologias de Ensino e Aprendizagem

Toda a prática educativa do CER é alicerçada na simbiose dos pressupostos teóricos dos modelos pedagógicos sócio-construtivistas: Método Montessori, Reggio Emilia, Pedagogia de Projecto, Aprendizagem por Descoberta e Movimento da Escola Moderna (MEM).

Organização Curricular

Adicionalmente, e com o objetivo de complementar as OCEPE, o CER oferece um conjunto de atividades de enriquecimento curricular de natureza cultural, como a aprendizagem da língua inglesa, a partir dos 4 anos, e de educação para a cidadania, na forma de Filosofia para Crianças a partir dos 3 anos.

São apresentadas as Áreas de conteúdo, em que, remetendo para os fundamentos e princípios de toda a educação de infância, se explicitam as implicações para uma abordagem integrada e globalizante das diferentes áreas de conteúdo: Área de Formação Pessoal e Social, Área de Expressão e Comunicação, Domínio da Educação Física, Domínio da Educação Artística, Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, Domínio da Matemática, Área do Conhecimento do Mundo, Áreas de Enriquecimento Curricular.

Avaliação

A avaliação, sustentada sobretudo por uma dimensão formativa no Pré-Escolar, é parte integrante do ensino e da aprendizagem, tendo por objetivo central a sua melhoria baseada num processo contínuo de intervenção pedagógica, em que se explicitam, enquanto referenciais, as aprendizagens, os desempenhos esperados e os procedimentos de avaliação.

Desta forma, a avaliação na valência do Pré-Escolar realiza-se, trimestralmente, através de registos de observação colocados na Portefólio Digital ChildDiary, suportados por listas de verificação, planos de ação e relatórios narrativos.

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