Organização do tempo lectivo
No CER, a organização do tempo letivo da Creche obedece a uma sequência de atividades que podem ser de rotina, de escolha livre, orientadas ou de projeto, nas quais as crianças trabalham individualmente, em pequeno ou grande grupo. Contudo, esta organização não é rígida, pois a prática educativa nestas faixas etárias não é compatível com a noção da duração exata de uma atividade. A distribuição dos vários tipos de atividade que se desenvolvem diária, semanal, quinzenal, mensal e anualmente. Independentemente da natureza da atividade, as crianças são sempre supervisionadas por uma equipa de adultos, constituída pelo educador e pelo auxiliar de educação.
Metodologias de Ensino e Aprendizagem
Toda a prática educativa do CER é alicerçada na simbiose dos pressupostos teóricos dos modelos pedagógicos sócio-construtivistas: Método Montessori, Modelo HighScope, Reggio Emilia, Pedagogia Emmi Pikler e Pedagogia de Projecto.
Organização Curricular
Considerando as especificidades que as crianças dos 0 aos 3 anos de idade manifestam em termos de desenvolvimento, no CER a Organização Curricular estrutura-se mediante as experiências-chave. Estas estão organizadas em 9 domínios abrangentes da aprendizagem de bebés e crianças pequenas, sendo uma estrutura de apoio ao desenvolvimento.
Ainda que interligadas, apresentam estratégias de sustentação para cada uma, a saber: Desenvolver o Sentido de Si Próprio, Aprender Acerca das Relações Sociais, Aprender a Reter Coisas Através da Representação Criativa, Ganhar Competências no Movimento e na Música, Aprender Competências de Comunicação e Linguagem, Aprender Sobre o Mundo Físico Explorando Objetos, Aprender os Primeiros Conceitos de Quantidade e de Número, Desenvolver a Compreensão de Espaço, Desenvolver a Compreensão de Tempo.
Avaliação
A avaliação, sustentada sobretudo por uma dimensão formativa na Creche, é parte integrante do ensino e da aprendizagem, tendo por objetivo central a sua melhoria baseada num processo contínuo de intervenção pedagógica, em que se explicitam, enquanto referenciais, as aprendizagens, os desempenhos esperados e os procedimentos de avaliação.
Desta forma, a avaliação na valência da Creche realiza-se, trimestralmente, através de registos de observação colocados na Portefólio Digital ChildDiary, suportados por listas de verificação, planos de ação e relatórios narrativos.