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1º Ciclo Ensino Básico

Organização e Gestão Curricular

No CER, o 1.º Ciclo do Ensino Básico é globalizante e compreende quatro anos de escolaridade sequenciais, sob a responsabilidade de uma equipa de docentes constituída pelo professor titular de turma e de outros profissionais, em regime de coadjuvação, habilitados em áreas curriculares disciplinares e não disciplinares específicas, constantes na Matriz Curricular Base anexa Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, do Ministério da Educação, bem como nos tempos nucleares do trabalho de aprendizagem associado ao Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna.

Distribuição das Atividades pela Semana

Durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a unidade principal de desenvolvimento curricular é a semana. Não obstante, nos primeiros meses do 1.º ano retoma-se, ainda, a unidade diária como referência de planeamento básico, tal como acontece no Pré-escolar.

Na organização social do trabalho de aprendizagem são tidos em conta alguns tempos estruturantes do currículo que se constituem em rotinas de trabalho.

É o caso do tempo para o Conselho de Cooperação, distribuído por dois momentos diários (no princípio e no fim dos dias de aula) e um momento mais alargado na sexta-feira, o tempo de Trabalho em Projetos e o tempo de Estudo Autónomo.

Clima Social de Formação

O Clima sócio afetivo da ação educativa costuma definir se tendo por referência as relações pessoais entre alunos e professores, o modo de regulação do trabalho de aprendizagem e a possibilidade de escolha das atividades que definem também os níveis de liberdade, de autonomia e de segurança emocional dos alunos.

No caso do modelo de educação da Escola Moderna a relação dos alunos entre si e com o professor, assenta num contrato democrático de convívio e trabalho, construído através da organização, planeamento e avaliação cooperadas da aprendizagem de um programa cultural, aprendizagem contextualizada nas comunidade e no colégio, em diálogo vivo com as culturas e os saberes dos alunos.

Princípios Estratégicos da Intervenção Educativa

Destaque, por fim, para o conjunto de orientações do modelo pedagógico que imprimem direção ao processo educativo no colégio.
É princípio fundador da pedagogia da formação e da educação no MEM que os meios pedagógicos veiculem em si os fins democráticos da educação. Dele decorrem alguns postulados que sintetizam o modelo pedagógico que se vem descrevendo.

Avalização

A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelos alunos. Tem em consideração o grau de cumprimento das metas curriculares fixadas, bem como o desempenho nas áreas da formação pessoal e social (atitudes e valores). Visa atender às necessidades específicas de cada um e compreende várias modalidades.

No domínio cognitivo são ponderados os seguintes parâmetros: Trabalho Diário/Avaliação Formativa, Fichas de Avaliação Intermédia e Sumativa/Avaliação Sumativa.

Manuais Escolares

A adoção de manuais escolares é o resultado do processo pelo qual o colégio avalia a adequação dos manuais certificados ao respetivo Projeto Educativo, tal como estabelece o art.º 16.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de agosto.

A lista de Manuais Escolares, em anexo, encontra-se organizada por ano de escolaridade e área curricular, conforme informação do Conselho Pedagógico. 

Lista de Manuais Escolares Adotados (1.º Ano) – Ano Letivo 2020/2021

Lista de Manuais Escolares Adotados (2.º Ano) – Ano Letivo 2020/2021

Lista de Manuais Escolares Adotados (3.º Ano) – Ano Letivo 2020/2021

Lista de Manuais Escolares Adotados (4.º Ano) – Ano Letivo 2020/2021

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